ginecomastia

Cirurgia para ginecomastia: a partir de que idade pode ser realizada?



A ginecomastia é a patologia mais presente nos homens no que se refere a doenças de mama. Esse distúrbio, quando fora dos ciclos da puberdade e senil, pode ser corrigido através de intervenção cirúrgica.  

O que é ginecomastia? 

Como patologia, é uma condição que provoca o aumento anormal das mamas masculina. Está associada a um desequilíbrio dos hormônios andrógenos e estrógenos. Há também outros fatores que podem interferir no aumento mamário como, por exemplo, excesso de peso ou uso de anabolizantes. Contudo, muitas vezes, as causas do desequilíbrio não são encontradas. O aumento das mamas, de maneira geral, tem início na puberdade, por volta dos 13-15 anos, e tende a regredir após os 17 anos.

Todavia, uma grande parcela de casos não regride, sendo necessária a intervenção cirúrgica. Com o aumento das mamas, os adolescentes são vítimas de bullying e sofrem queda na autoestima. O desgaste emocional desencadeia, então, outros fatores, como más condições de saúde. Dessa forma, uma maneira de solucionar o problema é fazer a correção cirúrgica da ginecomastia.

Os tipos de alteração

Há dois tipos de alteração. A unilateral – quando existe assimetria entre as mamas, ou seja, apenas uma se desenvolve – e a bilateral – desenvolvimento de ambas as mamas. Uma classificação complementar é dada em graus: grau I se refere ao desenvolvimento em torno da aréola, que fica aparente com uso de roupas justas, mas é facilmente corrigido com intervenção cirúrgica; no grau II há o desenvolvimento na região torácica, com volume aparente; no grau III o desenvolvimento é acentuado, com maior concentração de tecido mamário e caimento das mamas.  

As causas da ginecomastia nem sempre são claras, embora a condição associe-se a alguns fatores como: 

  • obesidade – quando associada à obesidade, a ginecomastia é denominada pseudoginecomastia ou lipomastia;
  • distúrbios endócrinos – aumento do estrógeno e diminuição do androgênio, hormônios respectivamente feminino e masculino; pode ser decorrente de alterações nas glândulas suprarrenais, tumores hipofisários ou distúrbios testiculares; 
  • uso excessivo de hormônios e/ou anabolizantes, sem acompanhamento médico;
  • síndrome de Klinefelter – em decorrência de mais um cromossomo X no DNA, o homem pode apresentar características femininas, como aumento de mamas;
  • hipopituitarismo – o organismo não produz quantidade suficiente de hormônios, desencadeando uma série de problemas.

Apesar de ser considerada assintomática, alguns homens com ginecomastia podem apresentar coceira, sensibilidade e secreção mamária. Há, em alguns casos, indicação medicamentosa para equilíbrio dos hormônios, principalmente no início da condição.

Correção cirúrgica

A cirurgia para correção da ginecomastia costuma ser recomendada apenas para maiores de 18 anos, com o intuito de evitar a necessidade de novas intervenções no futuro.

O procedimento remove o excesso mamário formado por glândulas, gordura ou, em alguns casos, por ambas. No caso do excesso de gordura, é realizada uma lipoaspiração. Para retirada da glândula realiza-se uma incisão ao redor da aréola. O tempo de duração varia de acordo com intervenções que podem ou não estar associadas. Geralmente, a cirurgia de ginecomastia dura de 1 a 2 horas. Os resultados são notados após o primeiro mês e o resultado definitivo ocorre por volta do terceiro mês. Atividades moderadas são liberadas após 30 dias.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!



Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira